Instalando clientes de dynamic DNS no BEAGLEBONE GREEN

0
10503

Ola galera, hoje irei mostrar minha experiência na instalação de clientes de dynamic DNS(DDNS) no BBG.
O uso de um DDNS se torna uma boa ferramenta quando queremos acessar nossos servidores por um rede fora da local usando IPs públicos.

Como a maioria dos mortais não possui um ip dedicado para seu roteador o fato de reiniciar o mesmo pode causar em no envio de um novo IP dificultando a vida do administrador.
Com um cliente de DDNS poderemos atualizar em um determinado espaço de tempo o IP do nosso roteador em um servidor de dedicado a aplicação então recebendo um nome para esse ip ficando mais pratico o acesso.

Na minha opinião o cliente mais popular é o NO-IP que uso desde que comecei a trabalhar com redes.
O mesmo possui um DUC próprio que não encontrei usando o apt-get sem alterações nos sources.list do BBG, porem o método de instalação do mesmo é muito simples:

Crie uma pasta conveniente para baixar o fonte do aplicativo:

mkdir noip

cd noip

Baixe o pacote:

wget http://www.noip.com/client/linux/noip-duc-linux.tar.gz

Descompacte:

tar -xf noip-duc-linux.tar.gz
cd noip-2.1.9-1

Make/Install:

make install

Ao terminar de compilar o programa será iniciado um prompt de configuração inicial então já é bom ter usuário e senha configurados no NO-IP.

Após esses passos você pode conferir se o ip foi atualizado no site do no-ip porem para um acesso remoto teremos que realizar redirecionamento de portas no nosso roteador para o beagle porem devido a variedade de roteadores no mercado o leitor terá que procurar um tutorial para o que possui.

Valeu pessoal e ficamos por aqui!

LEAVE A REPLY